#Caldas Novas e Região #Curiosidades #Mundo #Notícias

NASA divulga imagem de satélite da Serra de Caldas Novas, em Goiás

Uma paisagem típica do Cerrado brasileiro ganhou destaque internacional nesta semana. A Nasa divulgou, em suas redes sociais, uma imagem de satélite da Serra de Caldas Novas, localizada no sul de Goiás, registrada pelo Landsat 9.

O satélite, que integra uma parceria entre a agência espacial americana e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), é voltado para estudos sobre o uso do solo, recursos naturais e mudanças na superfície terrestre.

O registro foi feito no dia 19 de maio, mas a publicação foi compartilhada apenas na segunda-feira (16). Na legenda da imagem, a Nasa descreveu:

“A parte oval escura é a Serra de Caldas, um planalto de 300 metros acima da paisagem, na parte central do Brasil. O planalto é coberto inteiramente por Cerrado, um ecossistema rico com savana e pasto, que abriga espécies como a seriema-de-perna-vermelha e pequizeiro”.

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), área de preservação que ocupa 12,3 mil hectares, foi criado em 1970 e é administrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O parque está situado entre as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, muito conhecidas por suas fontes de águas termais, formadas por aquíferos subterrâneos abundantes na região.

O satélite Landsat 9, responsável pela imagem, foi lançado em setembro de 2021, a partir da Califórnia, e orbita a Terra a 705 quilômetros de altitude, alcançando velocidades superiores a 26 mil km/h. Ele dá continuidade ao Programa Landsat, iniciado em 1972, e que, desde então, fornece imagens fundamentais para o monitoramento ambiental do planeta.

Mesmo com os satélites Landsat 8 e 9 ainda em plena atividade, a Nasa já prepara a próxima etapa do programa: o Landsat Next, previsto para ser lançado em 2031. O objetivo é ampliar ainda mais a capacidade de observação das mudanças naturais e das ações humanas na Terra, contribuindo para a gestão sustentável de ecossistemas como o Cerrado brasileiro. (Foto: reprodução; Fonte: G1)

NASA divulga imagem de satélite da Serra de Caldas Novas, em Goiás

Saiba qual praia turística do Brasil por

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *