#Culinária #Entretenimento #Eventos #Gastronomia #Notícias #População #Turismo

Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado bate recorde de público em Patrocínio-MG e celebra sabores e sons do Brasil

Entre os dias 25 e 28 de julho, a cidade de Patrocínio-MG viveu dias de celebração cultural com a realização da 9ª edição do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado. O evento, com entrada 100% gratuita, reuniu cerca de 40 mil pessoas no Espaço Cultural, consolidando-se como um dos maiores festivais do interior de Minas Gerais.

Realizado pela Associação Cultural ACIP – Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – e pela CDL, com apresentação do Governo de Minas Gerais, Cemig (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura), e Prefeitura Municipal de Patrocínio, o festival contou também com o apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio MG – Sesc, Senac, e do Sindcomércio Patrocínio.

A programação musical foi um espetáculo à parte. A abertura contou com os irmãos Rogério Flausino e Wilson Sideral, em um emocionante tributo a Cazuza. Nos dias seguintes, o palco recebeu nomes como Zeca Baleiro, Paulo Miklos, a banda Biquini, e o grupo DZ6, com sucessos do Charlie Brown Jr. Bandas e artistas locais também tiveram seu espaço garantido, valorizando a identidade cultural do Cerrado Mineiro e oferecendo uma agenda plural e democrática.

Além dos shows, o festival trouxe uma série de experiências culturais e gastronômicas. Entre os destaques: o Encontro de Carros Antigos, Encontro de Motoclubes, o inédito Torneio Coffee & Chess, a estreia da Coffee Run, e a já tradicional Festa do Churrasco.

Na gastronomia, 18 estabelecimentos encantaram o público com pratos autorais que exaltaram os sabores do Cerrado. Os vencedores da competição foram: na categoria gourmet para cafeterias, a Primitivo Cafeteria com o “Trem de Minas”; e no voto popular e categoria prato contemporâneo, a Pizzaria Diroma com sua pizza de filé mignon ao chimichurri com creme de queijo.

A Secretaria de Cultura e Turismo, sob o comando da secretária Ana Valéria Cunha, teve papel fundamental na construção do ambiente cultural do evento. Um espaço dedicado às obras de artistas locais, ao artesanato regional e uma programação especial para o público infantil encantaram os visitantes. Oficinas criativas, teatro, dança, shows de mágica, pintura artística, além de pipoca e algodão doce gratuitos fizeram a alegria das crianças e criaram um ambiente familiar e acolhedor.

Outro ponto alto foi o Espaço Senac, com oficinas que valorizaram ingredientes e técnicas da culinária mineira, como risoto de queijo com barrigada à pururuca, arroz de costela e cuscuz de costelinha com ora-pro-nobis — verdadeiras aulas-show para os apaixonados pela cozinha mineira.

A Band Triângulo esteve presente com cobertura exclusiva, incluindo o Programa Marcela , que registrou os melhores momentos da festa e entrevistas especiais.

“Estar em Patrocínio cobrindo um evento tão grandioso, onde a cultura e a culinária mineira são celebradas com tanto carinho, teve um valor ainda mais especial para mim. Foi uma oportunidade de reencontrar grandes amigos e ver a evolução da cidade que tanto amo”, declarou a apresentadora Marcela Magalhães, que também esteve presente acompanhando os shows.

Com estrutura segura, organização impecável e uma programação que encantou públicos de todas as idades, o Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado reforça seu lugar como um dos eventos mais relevantes do calendário cultural de Minas e do Brasil — reunindo tradição, inovação e um público apaixonado por tudo que é bom.

Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado bate recorde de público em Patrocínio-MG e celebra sabores e sons do Brasil

McLaren F1 rara de 1997 vai a

Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado bate recorde de público em Patrocínio-MG e celebra sabores e sons do Brasil

Banco Central confirma vazamento de dados de

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *