Simpsons previram flagra da câmera do beijo em show do Coldplay?

Uma imagemque compara a cena do seriado Os Simpsons com um momento real flagrado durante um show do Coldplay gerou confusão nas redes sociais.
A suposta previsão do desenho animado, envolvendo os ex-funcionários Andy Byron e Kristin Cabot, foi compartilhada por milhões de usuários em plataformas como TikTok, X (antigo Twitter), Instagram e Facebook.
O momento capturado pela “câmera do beijo” durante a apresentação da banda mostrou os dois em uma cena íntima, o que acabou repercutindo após informações de que ambos estavam em outros relacionamentos na época. Rapidamente, internautas começaram a afirmar que o desenho americano teria antecipado a cena anos antes.
A imagem que viralizou coloca lado a lado a foto do casal no show e uma ilustração em que dois personagens, supostamente similares, aparecem abraçados sob o olhar de Homer, Marge e outros integrantes da família Simpson.
Publicações chegaram a informar com detalhes o episódio em que a tal cena teria ocorrido: o décimo da 26ª temporada, intitulado The Man Who Came to Be Dinner, exibido em janeiro de 2015.
Contudo, uma checagem realizada pelo DW Fact Check confirmou que não existe nenhum trecho semelhante no episódio citado — nem em qualquer outro da série. A história original do capítulo envolve uma abdução alienígena durante uma ida da família a um parque de diversões, sem qualquer ligação com a situação mostrada na montagem.
Perfis de verificação e veículos de mídia, incluindo o Programa da Marcela, também analisaram a autenticidade da imagem. “Não, a imagem à esquerda não é uma cena original do desenho Os Simpsons. Trata-se de uma montagem feita para parecer que o desenho ‘previu’ a cena real”, apontou uma análise com uso de inteligência artificial.
Apesar de a cena não ser verdadeira, Os Simpsons ganharam fama por coincidências entre roteiros antigos e fatos reais. Uma das mais famosas envolve a figura de Donald Trump.
No episódio Bart to the Future, da 11ª temporada, exibido em 2000, Lisa Simpson menciona que seu governo sucedeu o de Trump, que, à época, era apenas um mega empresário do setor imobiliário e não havia manifestado interesse na presidência.
O criador da série, Matt Groening, falou sobre o assunto em um evento com fãs em agosto de 2024. “Sempre tentamos imaginar as situações mais absurdas possíveis para fazer humor, e às vezes a realidade acaba imitando essa loucura”, afirmou. “Já fizemos tantas piadas que, inevitavelmente, uma ou outra acaba se tornando verdade”.
Neste caso, no entanto, a previsão foi obra da criatividade online — e não do roteiro amarelo mais famoso da televisão. (Foto: reprodução; Fonte: Terra)
