#Celebridades #Notícias #Saúde

Preta Gil morre aos 50 anos após batalha contra o câncer nos EUA

A cantora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma longa luta contra um câncer no intestino. Ela estava nos Estados Unidos desde maio deste ano, onde realizava tratamento em Nova York.

A família comunicou a morte por meio de uma nota publicada nas redes sociais. “É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, diz o comunicado, divulgado no perfil do pai da artista, o cantor Gilberto Gil.

Preta recebeu o diagnóstico de câncer no intestino no começo de 2023. Na época, precisou cancelar a edição daquele ano do tradicional Bloco da Preta, que movimentava os carnavais do Rio de Janeiro.

“Estive nos últimos seis dias internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, revelou em janeiro do ano passado. Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta completaria 51 anos no próximo dia 8 de agosto. Ela deixa o filho Francisco Gil.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte da cantora. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. “Símbolo de representatividade na cultura brasileira, a voz da artista ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria”, diz nota oficial divulgada pelo governo. Em publicação nas redes sociais, Castro disse que o país perdeu uma das mulheres mais marcantes da música e da cultura.

“Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas com sua coragem e fé”, escreveu.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse que poucas vezes conheceu uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades onde chegasse. “Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar! Quero manifestar meu mais profundo pesar pela passagem da @pretagil. Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e especialmente desse grande cara, meu amigo @gilbertogil. Toda força do mundo pra vocês!”, disse. (Foto: redes sociais; Fonte: EBC)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *